Uma empresa inovadora e uma conflituosa relação societária
Atualizado: 6 de Ago de 2018
Case de Governança Corporativa: Administração dos Conflitos de Interesse de Forma Mais Efetiva
Uma ideia inovadora deu início a uma empresa de sucesso e também a uma conflituosa relação societária. Como as práticas de Governança Corporativa ajudam na solução do problema?

Essa história real se passou num ambiente de rápida prosperidade onde o comportamento dos sócios eram tão distintos que as divergências se aglomeraram e foram se sobrepondo ao ótimo resultado financeiro da empresa.
O rápido sucesso e a vantagem de estar à frente no mercado não foram suficientes para unir os sócios rumo a um direcionamento estratégico para a empresa. Fato este que muitas vezes leva uma realidade de sucesso ao fracasso total.
Certos de que desejavam chegar a uma decisão vantajosa para todos, os sócios optaram por ter a seu lado as práticas de Governança Corporativa. Percepção que, nesse caso, foi fundamental para se chegar a uma decisão vantajosa para todos os envolvidos.
Foi quando passei a fazer parte das reuniões de decisão, mediando cada pauta e resolvendo os assuntos relevantes, visando sempre a transparência e a sustentabilidade da empresa.
Com o passar do tempo, os constantes desgastes e conflitos ultrapassaram a barreira das reuniões de conciliação e os sócios optaram por dissolver a sociedade. Com isso, iniciou-se o procedimento de mediação da negociação de compra e venda da empresa entre os sócios e, por sua vez, as práticas de Governança Corporativa foram fundamentais para administrar os conflitos de interesse de forma mais efetiva.
A história se encerra positivamente com a operação de compra e venda satisfatória para ambos, sem conflitos posteriores a assinatura do acordo.