Ano novo! As práticas essenciais, de sempre!

Atualizado: 13 de Dez de 2018


Tenho conversado com empresários, consultores, conselheiros e vários outros atores do mundo dos negócios e tenho visto que há esperança no ar!

Depois de todos esses anos de crise econômica, as expectativas em relação ao futuro estão melhorando significativamente.

Ainda que o cenário seja incerto e que muita coisa deva acontecer para que as boas expectativas se confirmem, no ambiente empresarial há muito o que se fazer. Podemos continuar melhorando, e muito, a forma como são conduzidos os negócios.

Com o objetivo de incentivar o empresário a encarar o futuro com otimismo, escrevo este post sobre uma das práticas fundamentais para o sucesso dos negócios: o monitoramento empresarial. Monitorar o desempenho da empresa é essencial para guiar o futuro, inclusive para saber se está no caminho certo.


Neste cenário, venho recomendar a leitura do caderno 18 do IBGC – Monitoramento de Desempenho Empresarial, um documento direto e conciso que poderá ser bastante útil para a condução dos seus negócios.


O objetivo do caderno é apresentar tópicos de monitoramento com base no conceito de geração de valor econômico, abordando o processo de implementação e utilização de indicadores de desempenho e, procurando, sempre, contribuir com a longevidade das organizações, o que está na essência da Governança Corporativa.

Os conceitos apresentados podem ser aplicados a diversos tipos de organização, independentemente de seu porte, maturidade, estrutura societária e objeto social. Obviamente, caberá a cada organização conduzir as adaptações necessárias para sua realidade.


Para receber o Caderno acesse o link e coloque no assunto: Quero receber o caderno 18 IBGC.




 (35) 99142-0268 | (35) 99142-0267