Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.



Segundo o Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa (*), a definição de Governança Corporativa é o “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.”

Se este conceito diz algo para sua empresa ou organização, veja na publicação as sugestões e recomendações para aprimorar ou iniciar a adoção da governança corporativa.

Seja empresa familiar, sociedade anônima, empresa limitada, organização sem fim lucrativo ou outro tipo, muitas das práticas ali contidas poderão ser úteis e, como visto na definição, contribuirão para otimizar o valor econômico e para a longevidade da organização.

Por exemplo, a recomendação da MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM como forma ágil e eficaz de resolução de controvérsias, a adoção do Acordo de Sócios para reger diversas questões inerentes ao relacionamento entre eles e o estabelecimento de uma POLÍTICA DE DIVIDENDOS que respeite as características econômico-financeiras da empresa e os interesses dos sócios.

Outras práticas apontarão o caminho para a efetividade do conselho de administração, como:

As atribuições do CONSELHO em organizações de diversos perfis e estruturas sociais e sua composição, buscando a pluralidade de experiências e visões;As vantagens da adoção do CONSELHO CONSULTIVO e em que este difere do conselho de administração;O papel dos COMITÊS do conselho;A parametrização do RELACIONAMENTO sócio-conselho-diretoria.

Não menos importante, as orientações relativas ao CONSELHO DE FAMÍLIA e à administração de CONFLITOS DE INTERESSE poderão prover importante contribuição às organizações.

Enfim, trata-se de um documento muito rico, que poderá nortear muitas das decisões a serem tomadas para a perenidade das organizações.

Para receber o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, acesse o link e coloque no assunto: Quero receber o Código IBGC..

(*) O Código é uma publicação do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e está em sua 5ª edição (2015).




 (35) 99142-0268 | (35) 99142-0267