Como a Governança Corporativa pode contribuir com sua empresa




O que é governança corporativa?


Governança corporativa é um termo que se refere ao sistema pelo qual uma empresa é administrada e monitorada. Esse processo envolve todos os relacionamentos que acontecem na organização, sejam com os públicos internos ou com o mercado e a sociedade.

Assim, são indicadas as melhores práticas para cada organização considerando seus valores e suas regras de negócio. A governança corporativa visa a garantir que os processos estão sendo seguidos da forma correta e promove uma cultura de prestação de contas.

Entre os objetivos está alcançar a excelência na gestão e, consequentemente, aumentar o nível de confiança externa na empresa.


Princípios da governança corporativa


Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), existem quatro princípios básicos que podem orientar esse sistema:


Transparência

A organização deve disponibilizar para acesso todas as informações que possam afetar os interesses de seus stakeholders, para que eles possam estar cientes dos riscos que estão assumindo. Assim, é indicado expor tanto os dados positivos como os negativos acerca do desempenho da empresa.


Equidade

Refere-se ao tratamento justo e imparcial de sócios, investidores, acionistas e fornecedores da organização.


Prestação de contas

Os agentes de governança da empresa precisam prestar contas sobre a própria atuação, sempre assumindo as consequências de suas ações.


Responsabilidade corporativa

O último princípio refere-se à sustentabilidade da organização em relação ao meio ambiente, à sociedade e à viabilidade econômico-financeira. É uma forma de a empresa cumprir com suas obrigações e alcançar a longevidade.


Como a governança corporativa pode contribuir com a sua empresa?


Existem diversos benefícios em aplicar estratégias de governança corporativa no seu negócio. Confira os principais:

Melhora o desempenho operacional

Por meio das boas práticas de governança corporativa, melhora-se o planejamento estratégico da empresa, o que reflete positivamente em todo o desempenho operacional do negócio e torna a gestão mais eficiente.


Atrai bons colaboradores

Os colaboradores são um dos recursos mais importantes em qualquer empresa. Um bom plano de governança é capaz de criar uma imagem positiva para a organização, o que atrai os melhores talentos.

Além disso, é mais fácil reter os bons colaboradores, que se sentirão satisfeitos por fazer parte de uma empresa com boa gestão.


Evita falhas e fraudes

Empresas que investem em governança corporativa conseguem melhorar a qualidade dos processos e rotinas internas, o que diminui a ocorrência de problemas. Assim, questões relacionadas a tomadas de decisão ou definição de estratégias são resolvidas mais facilmente.


Traz credibilidade junto a investidores e acionistas

Uma empresa que adota a governança corporativa é mais transparente em relação às suas tomadas de decisões, o que gera credibilidade e confiança junto aos investidores e acionistas. Isso faz com que ela se posicione melhor no mercado.


Entrada de capital financeiro com mais facilidade

Consequentemente, a organização capta recursos financeiros com mais facilidade e recebe mais investimentos. Assim, consegue atingir metas e se desenvolver cada vez mais.


Agora que você já sabe como a governança corporativa pode contribuir com a sua empresa, que tal conhecer a ferramenta que te ajuda a avaliar como está esse processo na sua empresa? Confira!

 (35) 99142-0268 | (35) 99142-0267